Criado pelo alemão Joseph H. Pilates na época da Primeira Guerra Mundial, quando era prisioneiro na Ilha de Man no Reino Unido e reabilitou pessoas através de exercícios feitos com os materiais encontrados no local, como molas das camas, barris de cerveja, escadas e cordas e que foram inspiradores dos primeiros modelos do que seriam os equipamentos de pilates como hoje conhecemos, o método de condicionamento foi aprimorado quando ele foi para Nova York e abriu seu estúdio e posteriormente alcançou o mundo inteiro através de seus primeiros alunos, conhecidos como “elders”, proporcionando aos seus praticantes um corpo transformado pelo movimento, ampliando o seu legado anos e anos após a sua morte.
Em uma de suas célebres frases, Joseph dizia que “com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo,” embora a transformação pelo pilates comece já na primeira sessão. O bem-estar, os benefícios trazidos pelo movimento e a atitude postural diferenciada já são percebidos e absorvidos pelo corpo após os primeiros contatos com o método, seus fundamentos e princípios, como a respiração, a centralização, a precisão, o controle e a fluidez de movimentos e a concentração.
Existem as vertentes do pilates conhecidas como Clássico, ensinada de forma mais fiel ao que Joseph criou, com a parte de mat (solo) feita através de uma sequência de 34 exercícios e com o uso apenas dos acessórios inventados por ele; e Contemporâneo, mais vista nos estúdios brasileiros, com faixas, bolas, rolos e outros acessórios e exercícios modificados e adaptados pelas escolas que ministram seus cursos e formações.
Durante os meus 19 anos de estudo e trabalho com o Método Pilates fiz cursos, formações e mentorias em Pilates Clássico e Contemporâneo, escolhendo para cada corpo e suas possibilidades a melhor forma de reabilitar através do movimento. Atualmente estou em mentorias de aprofundamento em Contrologia, como Joseph Pilates chamava o seu método, de abordagem clássica, e em cursos que exploram maiores possibilidades de exercícios e vertentes de sessões no Reformer, um dos principais equipamentos criados por Pilates.
No estúdio trabalho com sessões individuais ou em grupos de até quatro pessoas por horário. Venha conhecer o espaço, tomar um café e descobrir curiosidades sobre a história do pilates ou experimentar os benefícios do método em seu corpo. Será um prazer receber você!